3.2.13

Pequena Adenda.

No seguimento do post anterior quero só dizer que não tenho nada contra os enfermeiros, nem nada que se pareça.. Já contra aquele hospital.. Mas adiante. Tenho amigos enfermeiros e tudo e respeito as pessoas que o são. Compreendo que seja complicado de se trabalhar com todo um circo de volta do doente e com mil e um acompanhantes. Mas no caso da minha mãe (e não querendo fazer de nós especiais) é que ela tinha a tensão altíssima desde as 9 da manhã (isto a hora a que ela mediu, vá-se lá saber à quanto tempo não estaria alta) estava à 4 horas a tentar baixar a tensão num centro de saúde acompanhada por pessoas competentes e tal não foi possível. Apresentava sintomas alarmantes (no meu entender, diga-se de passagem) que eram: mãos paralisadas e pernas dormentes e já se tinha queixado de dores no peito, se bem que na hora da triagem não lhe doíam. E qual foi a pulseira que lhe deram? AMARELA! Amarela numa coisa em que podia resultar em AVC, amarela a uma pessoa a quem a medicação não estava a fazer efeito. Foi de fato uma escolha brilhante. E para melhorar a questão colocam-na a um canto da sala de espera numa maca e NINGUÉM ficou ao pé dela e ainda queriam que eu saísse? NEM PENSAR! Ainda criticam quando lhes digo que a paciente piorou e que lhe doí o peito em vez de se preocuparem? Tenham santa paciência.. Tenho também a dizer que quando vi que ela estava a ser devidamente acompanhada me afastei e saí para fora daquele sitio para que pudessem trabalhar à vontade. Tenho a agradecer a uma segunda enfermeira à qual só tive que perguntar uma vez por notícias da minha mãe, porque posteriormente ela avisava-me a cada meia hora do que se estava a passar e ainda nos deixou (a mim e ao meu pai) estar com ela um pouquinho.

2 comentários:

  1. Repara na diferença entre as duas enfermeiras que te atenderam: uma era frustrada e antipática, a outra era simpática e preocupou-se em ir-te informando de tempos em tempos. Como em todas as profissões, na enfermagem há bons e há maus profissionais...

    Eu no teu lugar iria querer acompanhar a minha mãe e a última coisa que faria seria deixá-la sozinha, acredita.

    Quanto à pulseira amarela, no momento da triagem são registados num computador os sintomas que a pessoa tem e o computador é que decide a cor da pulseira, não o enfermeiro.

    E tal como tu, concordo que era desejável que atendessem a tua mãe imediatamente, especialmente após o momento em que começou a sentir dores no peito (mantê-la na sala de espera é ridículo), mas há que ter em conta o número de pessoas que os enfermeiros e os médicos estavam a tratar nesse momento, porque não podem simplesmente largar um paciente que estão a cuidar...

    Compreendo a tua frustração, acredita que sim. Mas agora que vejo as coisas "por dentro", cada vez mais percebo que a culpa do mau funcionamento destes estabelecimentos não é dos profissionais de saúde, e claro, quem paga por isso somos nós, os utentes.

    Desejo profundamente que a tua mãe melhore. Vai-nos mantendo a par desse assunto sim? Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Isso de acompanharmos a pessoa faz toda a diferença...eu própria já estive internada durante uma noite e lembro-me da sensação de solidão quando os meus pais tiveram de ir embora, só desejava que pudessem ter ficado lá comigo.

    Há coisas que me surpreendem imenso. Por exemplo, houve uma vez em que desmaiei e os meus pais ficaram preocupadíssimos e chamaram a ambulância (foi apenas uma quebra de tensão mas como nunca me tinha acontecido pensaram logo no pior! lol...). Entrei para a ambulância e a para-médica disse aos meus pais que, uma vez que eu já era maior de idade, nenhum deles me poderia acompanhar na ambulância. Fiquei um pouco assustada. Respeito a regra mas só quem está no lugar de doente é que sabe o que é ter de estar sozinho nestes momentos.

    Por isso quando for enfermeira sei que, a menos que não seja mesmo possível, irei permitir que a pessoa fique acompanhada. É que esses momentos em que fizeste a tua mãe rir e em que estiveste do lado dela fazem toda a diferença. São o que atribui memórias agradáveis a uma experiência tão desagradável.

    Beijinhos e se precisares de qualquer coisa diz ;)

    ResponderEliminar