13.2.11

"Promotores NÃO SÃO Relações Públicas!"*

"Os relações púbicas não fazem guestlists, não distribuem convites, não são os animadores de uma festa ou discoteca... Esses são os PROMOTORES!

O pior é quando as próprias discotecas e bares adoptam este tipo de designação e acreditam mesmo naquilo que dizem. Apesar de ser um negócio nocturno, não devemos deixar de manter alguma intelectualidade ou pelo menos, algum esclarecimento que só pode contribuir para o bem geral da população nacional.

O QUE OS RELAÇÕES PÚBLICAS FAZEM?
1.Escrever e editar (newsletters, notícias, press kits, etc.)
2.Relação com os média (contactar com os média, revistas, publicações comerciais, etc.)
3.Trabalho de investigação (investiga sobre a opinião pública, tendências, ambiente político, social, etc)
4.Gestão e Administração (programa e planeia, a colabora com outros gestores, determina necessidades, estabelece prioridades, define públicos, etc.)
5.Aconselhamento (aconselha os gestores de topo do social, política e de regulamentação, pensa como responder a crises, etc.)
6.Eventos (organiza conferências, inaugurações, celebrações, etc.)
7.Fala (fala perante grupos, treina outros para falar em apresentações, etc.)
8.Produção (cria comunicações utilizando conhecimento multimédia, etc.)
9.Treino (prepara pessoas para falar com os média e a aparecer publicamente, etc.)
10.Contacto (serve de conexão com os média, comunidade e outros assuntos internos ou externos, etc.)
entre muitas outras coisas...

Os relações públicas estabelecem planeiam uma estratégia de modo a chegar à meta pretendida. Estes são peritos no estabelecimento de relações entre as organizações/ empresas e os seus públicos que visam beneficiar ambas as partes. São TÉCNICOS, ESTRATÉGAS, MEDIADORES E GESTORES que elaboram planos de comunicação de modo a resolver problemas, crises ou oportunidades. São responsáveis pela comunicação interna e externa de uma organização e são também responsáveis pela imagem e reputação que os consumidores têm de uma empresa.

As pessoas necessitam de um curso superior para poderem exercer devidamente esta profissão logo não deve ser equiparada à promoção de imagem..."*

*Título e Texto escrito por Silvana Paules que tão bem divulgou pelo facebook e que a mim me chegou, da minha parte não conheço a rapariga, mas no fim deste bom texto ela apelava à divulgação. Da minha parte já o teve plo facebook e por aqui, porque me convém e porque me revoltam que bimbas loiras, ex-mulheres de jogadores da bola, tarologas, malucas afins e até pessoas não conhecidas se andem por aí a auto apelidar de Relações Públicas quando da profissão nada percebem. Tenho a certeza que numa conversa de 5min não conhecem metade da linguagem técnica da profissão. O mais triste é que essas bimbas tem o trabalho de tal e eu que tenho a teoria e (parece porque me formei!) estou qualificada para tal, tou deste lado do pc a responder a anúncios de trabalho que nada tem a ver com o qual estudei. Desculpem é muito, muito revoltante!

2 comentários:

  1. Tu diz-me quem é essa gente, que eu meto-lhes os ciganos à porta. LOL
    Vê lá se arranjas um bocadinho para falar aqui com a galdéria.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nem mais! A mim também me mete nojo (porque eu própria tirei esse c urso)quando ouço esse tipo de pessoas a dizerem que são "Relações Públicas"!

    ResponderEliminar